segunda-feira, 16 de maio de 2011

Inclusão Digital


Inclusão digital ou também conhecida como Infoinclusão, é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da informação, permitindo a inserção de todos na sociedade da informação. A inclusão digital tem como um dos principais objetivos otimizar o tempo dentro da rotina diária das pessoas. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.

Um indivíduo para usufruir da inclusão digital, não somente necessita de um computador com acesso a rede e algum domínio na utilização das ferramentas, ele  necessariamente precisa saber o que fazer com essas ferramentas.Além disso, necessita ter noções de segurança como disponibilização de dados pessoais na rede, manuseio de e-mails, seus anexos, dentre outros.
Em termos concretos o ato de incluir digitalmente uma pessoa, comunidade, região ou a própria sociedade, não é apenas “alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores.
Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que aumentem a acessibilidades para usuários com deficiência.
Partindo desse ponto, entende-se que toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim, produzir e disseminar conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional.
O Brasil vem buscando desenvolver ações diversas, visando à inclusão digital como parte de uma sociedade inclusiva. Desde novembro de 2005 o governo brasileiro colocou em prática o projeto Computador para todos. Esse projeto tem como objetivo principal, possibilitar a população que não tem acesso ao computador, a adquirir um equipamento de qualidade, com sistema operacional e aplicativos em software livres, que atendam ao máximo às demandas de usuários, além de permitir acesso à Internet.
Os governos municipais e estaduais também estão desenvolvendo projetos em torno desse foco.
Na cidade de São Paulo existe o projeto chamado de TeleCentro, que é um espaço público onde pessoas podem utilizar microcomputadores, a Internet e outras tecnologias digitais que permitem coletar informações, criar, aprender e comunicar-se com outras pessoas, enquanto desenvolvem habilidades essenciais tanto para o laser quanto para o mercado de trabalho.
Por sua vez o governo do estado de São Paulo desenvolve um importante programa de Inclusão Digital, Programa Acessa São Paulo, premiado internacionalmente, ele disponibiliza centenas de postos de atendimento em todo Estado de São Paulo.
Essas Iniciativas são louváveis, mas, não se deve apenas colocar um computador na mão das pessoas ou simplesmente vende-los a um preço acessível. A inclusão digital também deve consistir em ensinar e auxiliar na utilização das ferramentas disponibilizadas dentro da tecnologia da informação, desenvolvendo o indivíduo socialmente e profissionalmente, a fim de uma melhor colocação na sociedade e por conseqüência, mitigar a desigualdade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário