quarta-feira, 18 de maio de 2011

Um pouco de Linux

Linux é o termo geralmente associado a qualquer sistema operacional que utilize o núcleo Linux. Inicialmente desenvolvido pelo filandês Linus Torvalds, originou-se da mistura do nome Linus e de um sistema operacional de grande porte chamado UNIX.

Linus Torvalds até então era estudante de Cièncias da Computação da Universidade de Helsinki, na Finlândia em 1991 e por hobby decidiu desenvolver um sistema mais poderoso que o Minix que era uma pequena versão do Sistema UNIX .

Linus Torvalds, quando desenvolveu o Linux, não tinha a intenção de ter retorno financeiro e sim fazer um sistema para seu uso pessoal, que atendesse suas necessidades. O desenvolvimento do sistema foi de ajuda onde os esforços de um grupo em que ele fazia parte como coordenador (em uma espécie de antecessor da internet chamada USENET), buscando a melhoria do sistema. Milhares de pessoas contribuem gratuitamente com o desenvolvimento do Linux, simplesmente pelo prazer de fazer um sistema operacional melhor. Durante o anos o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, Sub Microsystems, Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva e a Canonical.

Hoje no mercado existem várias “distros” (utilizadores do núcleo Linux), para varias tipos de usuários e finalidades. Ex: Slackware, Debian, Gentto, Mandrake, Ubuntu, Fedora, Conectiva entre outros. O núcleo Linux, é muito estável e robusto e em sua grande maioria as distribuições são gratuitas.

Em um primeiro contato o usuário de outros sistema operacionais tais como Windows pode estranhar, mas logo conseguem se ambientar já que as interfaces gráficas estão ficando cada vez mais amigáveis, sendo possível escolher entre KDE, GNOME entre outros.

O Linux é apoiado por pacotes de escritórios como BrOffice e LibreOffice sendo igualmente estáveis como seus concorrentes comercializados, alem de possuir em algumas distros por exemplo o Ubuntu, uma central de instalações de programas que podem ser separados por categorias, onde você pode escolher o programa e logo em seguida baixa-lo. Atualmente conta como navegador padrão o Firefox possui também um gerenciador de emails chamado Evolution entre outros programas inclusos na instalação.

O Linux é um sistema operacional que não necessita de antivírus e possui um Firewal que é embutido no próprio kernel (núcleo do sistema), sua manutenção como desfragmentação (que deve ser feita no Windows regularmente), não é necessário no Linux.

Existem programas como o conhecido Wine e Cedega que podem ser instalados em sua distro e habilitar o funcionamento de vários programas ou jogos do Windows dentro do próprio Linux (não são todos os programas e jogos que funcionam).

Geralmente as distribuições de Linux contam com um Live CD, sendo possível utilizar em qualquer computador desde que tenha um dispositivo de cd ou dvd-rom, sendo que com esse mesmo Live CD, é possível instalar em seu computador.

Ele pode ser instalado tanto sozinho quanto em dual boot (2 sistemas operacionais ou mais em uma mesma máquina) e ao mesmo tempo em que estiver instalando em seu computador você já poderá baixar as atualizações enquanto instala automaticamente.

As distribuições contam com atualizações constantes e grátis.Grandes empresas desenvolvem o Linux por exemplo a Intel, Oracle, Google, HP entre outros, sendo apoiado por instituições de ensino e por fundações governamentais do mundo todo.

Possui uma grande comunidade de ajuda na internet, onde é possível tirar dúvidas e contar com farta documentação.

Ainda hoje sua utilização encontra barreiras no mercado, principalmente pelo fato de muitos fabricantes não disponibilizarem os drivers para otimizações e adequações ao Linux, o que pode ocorrer é de o usuário comprar um dispositivo específico e não ter suporte para o seu sistema Linux em uso, sendo necessário aguardar que os desenvolvedores consigam adequar o dispositivo ao Linux. O mais aconselhável é verificar se o dispositivo que pretende adquirir possui suporte de instalação no Linux.

De um modo geral é um ótimo sistema operacional, independente da distribuição escolhida. Em geral é gratuito e de livre distribuição, podendo ser instalado em computadores pouco potentes ou robustos. Alem de não pegar vírus você ainda pode emular seus programas do “ainda mais conhecido Windows”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário